sobre

Andre Stangl (astangl@gmail.com)


André Stangl é filósofo e educador digital. Atua como Professor e Pesquisador Visitante no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC-UFBA), colunista do Jornal Correio (BA), onde assina a coluna Museu de Novidades, e colaborador da Onda Digital (UFBA). Mora em Salvador-BA.

Sua atuação articula Filosofia, Cultura Digital, Educação Digital, Inteligência Artificial e Saúde Digital, com interesse nas relações entre tecnologia, produção de conhecimento e modos de existência, a partir de perspectivas interculturais e decoloniais.

É graduado em Filosofia pela UFBA, mestre em Comunicação e Cibercultura (FACOM-UFBA) e doutor em Comunicação Digital pela ECA-USP.

Tem ampla experiência docente no Ensino Superior, com atuação na graduação e na pós-graduação, ministrando disciplinas como Cibercultura, Cultura Digital, Ética, Filosofia, Teoria Ator-Rede, Jornalismo Cultural em Ambientes Digitais e Crítica da Mídia, em instituições como USP, PUC Minas, FAAP e UNIJORGE, além de experiência anterior no Ensino Médio e no Ensino Fundamental II.

Atuou como pesquisador e bolsista em projetos nas áreas de games educacionais, arte digital colaborativa, cultura digital e inovação, com apoio de instituições como CNPq, Funarte, FGV e UFBA, e integrou redes e projetos de pesquisa como CEAO (UFBA) e Fábrica de Idéias (CEAO/UFBA). É também cofundador do programa Rádio África (Educadora FM-BA).

Possui trajetória consistente em políticas culturais e cultura digital, tendo atuado como consultor do Ministério da Cultura, parecerista de editais culturais (Petrobras Cultural e Secult-BA), mentor em educação midiática (EducaMídia), além de colaborar com redes como Eletrocooperativa, Overmundo, Polo Audiovisual de Minas Gerais, e Film Commission de Ouro Preto.

Atualmente, dedica-se à formulação do conceito de cosmotécnica tropical, em confluência com debates sobre artes, tecnologias e filosofias do Sul Global.

Lattes (link)

Atualização: Janeiro de 2026.